JOHN LAKE



John Graham Lake

         Se algum dia existiu alguém que se pode dizer que andou sob o poder da revelação de “Deus no homem”, essa pessoa foi John G. Lake. Ele era um homem com propósito, visão, força e caráter; seu único objetivo na vida era mostrar o Senhor, em sua plenitude, a cada pessoa. Ele sempre dizia que o segredo do poder de Deus não estava no fazer, mas sim, no ser. Para ele, os cristãos cheios do Espírito Santo deveriam manifestar o mesmo tipo de ministério de Jesus quando viveu aqui na terra, e que isso só seria possível se eles vissem a si mesmos como Deus os vê.
         John G. Lake nasceu no dia 18 de Março de 1870, em Ontário, Canadá; A primeira vez que Lake ouviu a mensagem do Evangelho foi em uma reunião do Exército da Salvação, quando ele tinha dezesseis anos de idade; logo depois entregou sua vida ao Senhor. Embora sempre tenha tido uma vida correta, seu coração vivia inquieto até que pediu a Deus que o salvasse; foi ordenado ministro metodista aos 21 anos de idade, mas preferiu seguir a carreira no mundo dos negócios. Lake foi muito ebm sucedido em seus empreendimentos, fundando um jornal, depois migrando para o ramo imobiliário e finalmente trabalhando com seguros. Embora lhe tivessem oferecido um salário de 50 mil dólares por ano para administrar uma companhia de seguros, Lake sentiu que Deus estava exigindo a dedicação de todas as suas energias à pregação do evangelho.
         A drástica mudança na vida de Lake foi influenciada por vários milagres de cura, culminando na cura instantânea de sua esposa, que sofria de tuberculose, durante uma ministração de John Alexander Dowie, 1898. Depois de presenciar estas curas, Lake associou-se ao ministério de Dowie e serviu como presbítero na Igreja Apostólica Católica Zion. Mais tarde, depois de deixar Dowie, começou a exercer seu ministério à noite,  enquanto prosseguia durante o dia com suas atividades no mundo dos negócios. Lake pediu a Deus o batismo no Espírito Santo e, depois de nove meses de busca, sentiu sobre si o poder de Deus, em resposta às orações.
         Logo depois que recebeu o batismo no Espírito Santo, em 1907, Lake sentiu que Deus o chamava para a África. Abandonou os negócios, distribuiu seus bens e partiu para o continente africano, confiando que Deus supriria todas as necessidades de sua família. Lake, sua esposa, seus sete filhos e mais quatro adultos chegaram a África do Sul na primavera de 1908. Seu grupo de missionários acreditava que Deus iria adiante deles, preparando o caminho. No navio, eles conheceram uma senhora que lhes providenciou uma casa, porque o senhor lhe havia ordenado que arranjasse acomodação para seus servos. Infelizmente, as provisões miraculosas não continuaram. O povo da terra pensava que os missionários eram americanos ricos, e, quando Lake e seu grupo esgotaram todos os seus recursos na obra, acabaram sem ter nem mesmo o que comer.
         A senhora Lake morreu em dezembro de 1908, enquanto Lake estava ausente, pregando em vários lugares. Acredita-se que ela morreu por excesso de trabalho e desnutrição. A more da esposa foi um golpe severo para Lake. Embora tenha continuado com seu ministério na África por alguns anos, ele sentia os efeitos da solidão, que acabou provocando seu regresso para os Estados Unidos. De volta ao seu país natal, ele se casou em 1913 com Florence Switzer e se estabeleceu em Spokane um ano depois.
         Estima-se que milhares de casos de cura divina ocorreram durante os cinco ou seis anos seguintes de ministério de Lake. Ele se mudou para Portland em maio de 1920 e ali deu início a um trabalho semelhante ao que realizava em Spokane. A saúde de Lake não lhe permitiu a realização de um sonho: uma rede de instituições de cura divina que se estendria por todo o país. Ele morreu de derrame em 1935 aos 65 anos.
         A compreensão de Lake acerca do ministério e ao poder do Espírito Santo no que tange à cura divina foi revolucionário. Ele apresentava a unção do Espírito como algo tangível, e a comparava com a eletricidade. Sobre uma avassaladora peste que dizimou a população africana e que afugentou médicos e enfermeiros por seu alto poder de contágio, Lake, que, com sua equipe cuidava dos infectados, foi indagado por um médico: “O que você tem feito para se proteger? Você deve ter algum segredo.” Ao que Lake respondeu: “Irmãos, isso é a lei do Espírito de vida em Jesus Cristo. Creio que enquanto eu mantiver a minha alma ligada ao Deus vivo, de maneira que seu Espírito continue fluindo dentro de meu corpo e da minha alma, nenhum germe vai conseguir sequer chegar perto de mim, pois o Espírito de Deus vai destruí-lo antes.” O médico, à pedido de Lake, colocou uma enorme quantidade de germes vivos, espalhando aquela espuma mortal nas mãos de John Lake, que anunciou que os germes iriam morrer. E tão logo o doutor fez isso, descobriu que os germes morriam instantaneamente, assim que entravam em contato com as mãos de Lake. Esse mesmo poder constantemente fluía das mãos de Lake para o corpo dos oprimidos, trazendo cura às multidões. Os “raios de Deus”, como Lake chamava, exterminavam todos os males e enfermidades. John Lake foi o pioneiro das chamadas “salas de cura”, que consistiam em reuniões em casas e pequenos estabelecimentos, onde se faziam estudos bíblicos e orava-se por cura divina; multidões também foram curadas nesse empreendimento.   

Jim Zeigler
DICTIONARY OF PENTECOSTAL AND CHARISMATIC MOVEMENTS
[DICIONÁRIO DOS MOVIMENTOS PENTECOSTAL E CARISMÁTICO]

Roberts Liardon
GOD’S GENERALS - Why Some Succeded and Why some Failed
[OS GENERAIS DE DEUS - Porque tiveram sucesso e porque alguns falharam]